Avançar para o conteúdo principal

RENOVAÇÃO CARISMÁTICA CATÓLICA E PROTESTANTE NEGAM O BATISMO IMPLICITAMENTE.

IMANÊNCIA DIVINA NA renovação carismática Católica e Protestante (pentecostal e neo-pentecostal).
PREDESTINAÇÃO PAULINA PRESENTE NO ARGUMENTO!!

Dentro da doutrina carismática sobre o tal batismo no espírito santo existe um postulado que é dizer que o Dom do Espírito Santo recebido no batismo sacramental (entre os católicos conservadores e não entre os liberais, p.ex., Armindo dos Santos Vaz) e no batismo não sacramental (protestantes históricos e evangelicais livres) nunca pode ser perdido pela alma, isto é, afirmam que o Espírito Santo recebido no batismo passa a ser imanente na alma do homem.

Este ponto discorda plenamente com a doutrina católica, protestante, ortodoxa, conservadoras, que nos ensina que este dom pode ser perdido por qualquer pecado mortal (no meio protestante entre os antinomianos que praticam actos gravosos). Portanto, qual seria a razão na qual a rcc afirma que este dom é imanente após o batismo?

Para respondermos a esta questão devemos primeiramente lembrar que para ser um autêntico carismático o fiel deve ter experimentado o seu famoso “batismo no espírito”, onde dizem eles, a pessoa tem uma experiência da presença e ação do Espírito Santo.
Esta experiência passa a ser, portanto, a razão pelo qual a pessoa passa a ser um cristão realmente convertido.

Mas o que isto tem a ver com a imanência ?
Para dizer que são católicos ou protestantes e poderem estar em paz com a hierarquia ou corpo governante conservador das Igrejas eles precisam aceitar que no batismo a pessoa recebe o Espírito Santo e passa a ser filho de D-us. Sem esta premissa a Igreja Católica ou a Reformada histórica não os receberia na sua comunhão. Sendo assim eles são obrigados a aceitar o batismo e os seus efeitos invisíveis e insensíveis na alma. (Pois a graça recebida no batismo é sobrenatural - ou seja não é natural – escapando portanto à nossa experiência).

Se esta premissa não fosse necessária, eles afirmariam que todos possuem o Espírito Santo de forma imanente, ou seja, já nascem com o Espírito Santo. E este ficaria no inconsciente, “dormindo”, até o momento de ser percebido na consciência do fiel, através da experiência. Estes na verdade não negam que um não batizado possa receber o batismo no espírito, para isto, citam o caso da família de Cornélio.
"A Boa Nova de Lucas ao Ohavyáo - "Atos dos Apóstolos", volume II, capítulo 10
Vide o volume I: http://www.yaohushua.org.il/portugal/Novo/LUCAS.html


Cornélio procura Káfos

1-2Vivia em Cesareia um homem chamado Cornélio, capitão de um regimento italiano. Era um homem piedoso, respeitador das coisas de YÁOHU UL, como o era também toda a sua casa. Dava generosamente aos pobres e era um homem que orava com regularidade a YÁOHU UL.- 3Certa tarde - seriam umas três horas - teve claramente uma visão em que um anjo de YÁOHU UL se aproximava dele. "Cornélio!", disse-lhe o anjo. 4Cornélio olhou-o cheio de medo: "Que queres, maór (varão)?" O anjo respondeu: "As tuas preces e a tua generosidade não têm passado despercebidas a YÁOHU UL!e 5-6Envia, pois, alguns homens a Yaffó para procurarem Shamiúl Káfos, que está com Shamiúl o curtidor, junto à praia, e pede-lhe que venha visitar-te." 7-8Logo que o anjo se foi embora, Cornélio chamou dois dos seus criados e um soldado também crente em YÁOHU UL, que pertencia à sua guarda pessoal, e, contando-lhes o que acontecera, mandou-os a Yaffó.

A visão de Káfos

9-13No dia seguinte, quando eles se aproximavam da cidade, Káfos subiu ao terraço para orar. Era meio-dia e tinha fome, mas, enquanto se preparava o almoço, teve uma visão. Viu o céu aberto e um grande pano, pendurado pelos quatro cantos, pousar no chão. Dentro havia toda a espécie de animais, serpentes e aves. Uma voz disse: "Mata e come qualquer destes animais." 14"Nunca, YÁOHU UL", declarou Káfos. "Yamais comi o que quer que seja considerado impuro pelas nossas leis YAOHÚ-dim." 15E a voz tornou a dizer-lhe: "Não consideres impuro o que YÁOHU UL tornou limpo!" 16A mesma visão repetiu-se três vezes, até que o pano foi de novo puxado para o céu. 17-18Káfos ficou a pensar naquilo. Que queria dizer semelhante visão? Que deveria ele fazer? Nesse momento os homens mandados por Cornélio, tendo encontrado a casa, chegavam-se à porta perguntando se era ali que estava Shamiúl Káfos. 19-20Entretanto, enquanto Káfos cismava na visão, o RÚKHA hol-HODSHÚA disse-lhe: "Vieram três homens para falar contigo. Desce, vai ao encontro deles e acompanha-os. Não receies, fui eu que os mandei." 21Káfos desceu e apresentou-se: "Sou o homem que procuram. Que querem de mim?" 22Eles falaram-lhe em Cornélio, o oficial romano, homem bom e piedoso, com prestígio entre os YAOHÚ-dim, que recebera instruções de um anjo para pedir a Káfos que lhe fosse dizer o que queria YÁOHU UL que ele fizesse. 23

Káfos em casa de Cornélio
Káfos então convidou-os a entrar, e passaram a noite na sua casa.
No dia seguinte foi com eles, acompanhado por alguns outros crentes de Yaffó. 24Chegaram a Cesareia no outro dia; Cornélio esperava-o já na companhia de parentes e amigos íntimos. 25-26Cornélio, logo que Káfos entrou na sua casa, lançou-se-lhe aos pés para o adorar mas Káfos impediu-o: "Levanta-te, que sou um homem como tu!" 27Cornélio levantou-se e conversaram juntos e entraram para dentro onde os outros estavam reunidos. 28Káfos disse-lhes: "Sabem que é contra as leis YAOHÚ-dim eu entrar assim num lar de estrangeiros. Mas YÁOHU UL mostrou-me numa visão que nunca deveria considerar alguém meu inferior. 29Apressei-me pois a vir, e agora digam-me porque me mandaram vir." 30Cornélio respondeu: "Há quatro dias, estava eu a orar como de costume às três horas da tarde, quando me apareceu um homem com roupas brilhantes 31que me disse: 'Cornélio, as tuas orações são ouvidas e YÁOHU UL reparou nos teus actos de caridade. 32Envia alguns homens a Yaffó e manda vir Shamiúl Káfos, que está a ficar em casa de Shamiúl o curtidor, que mora perto do mar'. 33Assim, mandei-te vir imediatamente, e fizeste bem em vir depressa. Estamos todos presentes diante de YÁOHU UL, ansiosos por ouvir o que ele te mandou dizer-nos!" 34E Káfos respondeu: "Vejo bem que os YAOHÚ-dim não são os únicos favoritos de YÁOHU UL! 35Ele aceita pessoas de todas as nações que o temem e fazem o que é justo. 36-37Estou certo de que ouviram a Mensagem Gloriosa dirigidas ao povo de Yaoshorúl: que há paz com YÁOHU UL por YAOHÚSHUA hol-MEHUSHKHÁY, o Molkhiúl (Rei) de toda a criação. Esta mensagem espalhou-se por toda a YAOHÚ-dah, começando na Galileia depois do baptismo que YÁOHU-khánam pregou. 38E sabem, sem dúvida, como YÁOHU UL ungiu YAOHÚSHUA Nudtzorothíy com o RÚKHA hol-HODSHÚA e poder, andando por toda a parte a praticar o bem e a curar os que estavam sob o poder de ha-satán, pois YÁOHU UL estava com ele. 39-43Nós, emissários, somos testemunhas de tudo o que ele fez em Yaoshorúl e Yaohúshua-oléym, onde o mataram numa poste. Mas YÁOHU UL tornou a dar-lhe a vida três dias mais tarde e mostrou-o a certas testemunhas que tinha já escolhido; não ao povo em geral, mas a nós, que comemos e bebemos com ele depois de ter ressuscitado dos mortos. Mandou-nos pregar a Mensagem Gloriosa, e dar testemunho de que YAOHÚSHUA foi mandado por YÁOHU UL para ser Juiz dos vivos e dos mortos. E todos os profetas escreveram a seu respeito, dizendo que quem nele crê terá perdoados os pecados, pelo seu Shúam (Nome)." 44-46Enquanto Káfos dizia estas coisas, o RÚKHA hol-HODSHÚA desceu sobre quantos o escutavam. Os YAOHÚ-dim que tinham ido com Káfos ficaram pasmados ao verem que o dom do RÚKHA hol-HODSHÚA tenha sido derramado também sobre os goym (todos os pagãos, gentios das nações: http://yaohushua.antares.com.br/yaogoin01.htm
); e ouviam-nos falar em línguas diferentes, louvande YÁOHU UL. 47Káfos perguntou então: "Poderá alguém opor-se a que sejam baptizados, agora que receberam o RÚKHA hol-HODSHÚA tal como nós?" 48E assim deu ordem que fossem baptizados no Shúam (Nome) de YAOHÚSHUA hol-MEHUSHKHÁY. Depois Cornélio pediu-lhe que ficasse na sua casa durante vários dias".
http://www.yaohushua.org.il/portugal/Novo/ATOS.html

Dizem estes crentes que após o batismo o Espírito Santo fica como que inoperante, ou ainda, “adormecido” na alma, ou seja, na verdade rejeitam a eficácia do batismo (a Reforma Protestante agradece, "Roma locuta, causa [non] finita" [O Vaticano falou, a questão -não- terminou]). Sendo portanto, necessária uma experiência que irá “acordar” o espírito santo que estava “adormecido”, pois só aceitam a ação do Espírito por ações sensíveis. Posto isto, vemos que para ocorrer a experiência nos batizados é necessário que a pessoa que é experimentada (no caso, o Espírito Santo) já esteja presente de alguma forma dentro daquele que a experimenta, pois não podem negar o batismo. Isto, dizem eles, para o caso destes já batizados, pois não poderiam negar que estes nunca receberam o dom do Espírito, bem como também negam que Este possa ser perdido. Consideram então, que todos os batizados possuem com certeza o Dom. Este é o motivo no qual eles afirmam que nunca perdemos a presença do Espírito Santo, nem mesmo por um pecado mortal. Pois se esta perda realmente ocorrer, eles não poderiam dizer que aquela experiência é proveniente da ação do Espírito Santo, e isto levaria a ficar claro que não aceitam a validade do batismo.
Mas ficaria então comprovado que aquela experiência sentimental é puramente natural de qualquer ser humano e que deriva da emoção. (Que qualquer pessoa possui até os não batizados).

Admitem também que o batismo no espírito pode dar-se, inclusive nas pessoas que ainda não foram batizadas, como foi o caso da família de Cornélio, narrado nos Atos dos Apóstolos. Mais, sabemos pelos Padres da Igreja que o Espírito foi também derramado em sinal de que poderia ser dado também aos pagãos.
Admitida esta afirmação de que o Espírito Santo pode ser dado a qualquer pessoa sem a administração do batismo sacramental, estaríamos anulando a necessidade do Batismo sacramental para a salvação dos povos (na teologia do Magistério católico que está dependente servil da Cúria romana do Vaticano e não no caso do Magistério reformado aonde o batismo não é um sacramento). E é isto o que eles admitem implicitamente.

Concluindo, notamos que eles admitem de dois modos o batismo no espírito:

1) Nos já batizados, onde não podendo negar o batismo sacramental ou não sacramental - mas o considerando inválido (por não ter emoção) - dizem que o Espírito Santo que foi recebido não pode ser perdido, tornando-se imanente daquele momento (do batismo) em diante e devendo ser acordado pela experiência.

2) Nos não batizados, despertando o Espírito Santo que já existe de forma imanente dentro da pessoa, através de uma experiência, onde eles não necessitam do batismo para conferir a presença do Espírito Santo.

Algumas vezes, com certa confusão, admitem que a efusão do Espírito nos não batizados, ocorra de fora para dentro (transcendente) – neste ponto ainda chegam perto da doutrina católica conservadora e da reformada fundamentalista - mas logo em seguida, admitindo também a necessidade da tal experiência, contrariam intencionalmente a si mesmos. Pois, afinal de contas, para que ocorra esta experiência, é necessário o quê?
Que o Espírito já esteja dentro da alma do homem, como no caso dos já batizados?
Ou ainda, que o Espírito esteja fora da alma, como nos não batizados?
Se já estivesse na alma estaria inoperante? Ou será que somente dizem isto, para não afirmarem que o batismo sacramental foi inválido?

Notamos que nos dois casos eles precisam da experiência para acordar o Espírito Santo, ou seja, o Espírito Santo não é transcendente (vem de fora), mas sim imanente (já está dentro).

Para os já batizados, eles dizem que experiência ocorre de modo que o Espírito Santo inoperante e adormecido torna-se sensível a consciência pessoal.

Para os não batizados, eles dizem que a experiência ocorre de modo que a pessoa recebe pela primeira vez o Espírito Santo, sem a necessidade do batismo sacramental.

Se analisarmos atentamente estas duas premissas concluímos que:
• No primeiro caso, o batismo não teve função nenhuma, já que comparando ao segundo caso, a pessoa recebe a efusão mesmo sem ser batizada.
• No segundo caso, também não há necessidade do batismo.

E APONTAM PERIGOS NO RITO:

O RITUAL DO BAPTISMO PODE SER PERIGOSO:
http://aeiou.expresso.pt/bebe-morre-afogado-em-batismo=f596661

ANALISE CRÍTICA POR PARTE DO MAGISTÉRIO ERUDITO CONSERVADOR DA IGREJA CATÓLICA:
http://gochamaviva.com/noticia.asp?id=11

Mensagens populares deste blogue

A VIDA DE UM GRUPO DE JOVENS INDIGENTES NA UCRÁNIA E O TRABALHO INFANTIL EM CABUL

La vida de un grupo de jóvenes indigentes en Ucrania bigpicture.ru/?p=73724 por EstrellaDeQueso hace 6 horas 32 minutos, publicado hace 5 horas 5 minutos Impactantes imágenes que muestran el estilo de vida de un grupo de adolescentes sin hogar en un sótano de Odesa, en Ucrania. Relacionada: meneame.net/story/ninos-de-las-calles-ucranianas Web del autor: davidgillanders.com/ El trabajo infantil en la fábrica de ladrillos de Kabul www.zimbio.com/pictures/pglHvj91mPI/Children+Work+Kabul+Bric... por EstrellaDeQueso hace 5 días 1 hora 33 minutos

REVELAÇÃO JÁ ACONTECEU! (O Apocalipse já aconteceu! Analisem os Factos [Sucessos]!)

Parte II ESKUP   Fonte deste estudo:  http://exegeseoriginal.blogspot.com.br/ A BESTA Feras de Daniel Pregam mil teorias por ai sobre quem será a besta. Das mais coerentes até as mais malucas.  A besta que surge do mar descrita por João em apocalipse 13 é a mesma quarta fera que Daniel descreve em Daniel 7 . Apesar de muitos acharem que a besta será o papa, as nações unidas, um bloco economico etc.... A besta já veio. Basta analisarmos o livro do Apocalipse e a sua linguagem simbólica em conjunto com o livro de Daniel. Daniel 7 relata uma visão que o Eterno concedeu a Daniel sobre os quatro reinos que iriam dominar o mundo. Vou me focar no quarto reino, mas antes irei dar uma breve analisada nos três reinos anteriores. 1º Reino -  Leão que possuía asas de águia. = Representa o primeiro reino que governou o mundo conhecido da época,  Babilónia  cujo rei mais "famoso" foi Nabucodonosor, as asas de águia representam grande rapidez de conquista. 2º Re

Pedigree ou genealogia de Yeshua (Yeshu) ben Yossef de Nazareth

http://m.arautos.org/artigo/72678/Santa-Monica–mae-de-Santo-Agostinho.html Santa Mónica ( http://www.cmjornal.pt/pesquisa/?q=Culto+dos+mortos ) totalmente desapegada de tudo e feliz por ver a sua família inteira dentro ou sendo centelhas do Massiach - Adam Kadmon/Adam Harishon. que tanto amava, Santa Mónica expressou assim o seu último desejo aos seus filhos: “Enterrai este corpo em qualquer parte e não vos preocupeis com ele. Só vos peço que vos lembreis de mim diante do altar de Yeshu, onde quer que estejais.” (Confissões; IX-11) https://www.google.pt/?fpdoodle=1&doodle=28464230&hl=pt-PT&nord=1 🎦🎦 http://bloguedominho.blogs.sapo.pt/tag/etnologia “”“”“”“”“”“”“”“”“”“”“”“”“”“”“”“”“”“”“”“”“”“”“”“”“”“ 1) https://www.genealogieonline.nl/en/genealogie-benjamins-poppes/I6003.php 2) https://www.genealogieonline.nl/en/genealogie-benjamins-poppes/kwartierstaat.php?id=I6003 3)Filhos de Yeshu:  http://www.elishean.fr/sarah-damaris-la-fille-de-jesus