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Portal Judaísmo
Judaísmo reconstrucionista é a denominação do judaísmo mais recente entre todas, fundada em 1922 pelo rabino Mordecai Kaplan (1881 - 1983) nos Estados Unidos. Este rabino, originalmente um rabino ortodoxo, desenvolveu o seu pensamento numa direcção mais liberal e contribuiu para a expansão deste movimento, que se caracteriza pelos seguintes princípios:
A crença de que a autonomia individual geralmente se sobrepõe à lei e costume tradicional judaica, mas que ao mesmo tempo que considera que as práticas individuais devem ser tomadas no contexto do consenso comunal. Isto leva a uma posição um pouco mais tradicional do que o Judaísmo Reformista.
Uma atitude positiva para com a cultura moderna.
A crença de que os estudos tradicional rabínicos, bem como os modernos estudos críticos académicos de textos são ambos métodos válidos.
Um método não-fundamentalista de ensino dos princípios de fé judaicos, juntamente com a crença de que nenhum judeu é obrigado a aceitar todos ou algum dos princípios de fé.
A rejeição da crença de que os judeus sejam o povo escolhido, bem como a rejeição de todos os milagres e do teísmo.
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Judaísmo reconstrucionista é a denominação do judaísmo mais recente entre todas, fundada em 1922 pelo rabino Mordecai Kaplan (1881 - 1983) nos Estados Unidos. Este rabino, originalmente um rabino ortodoxo, desenvolveu o seu pensamento numa direcção mais liberal e contribuiu para a expansão deste movimento, que se caracteriza pelos seguintes princípios:
A crença de que a autonomia individual geralmente se sobrepõe à lei e costume tradicional judaica, mas que ao mesmo tempo que considera que as práticas individuais devem ser tomadas no contexto do consenso comunal. Isto leva a uma posição um pouco mais tradicional do que o Judaísmo Reformista.
Uma atitude positiva para com a cultura moderna.
A crença de que os estudos tradicional rabínicos, bem como os modernos estudos críticos académicos de textos são ambos métodos válidos.
Um método não-fundamentalista de ensino dos princípios de fé judaicos, juntamente com a crença de que nenhum judeu é obrigado a aceitar todos ou algum dos princípios de fé.
A rejeição da crença de que os judeus sejam o povo escolhido, bem como a rejeição de todos os milagres e do teísmo.